terça-feira, 1 de maio de 2012

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO - DEUS APROVA?


DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO


Deus permite ao homem ou à mulher divorciar-se e casar-se de novo?

Deus aprova que alguém se case com uma pessoa divorciada?
Vamos nos limitar a transcrever o que a palavra de Deus nos fala sobre o assunto, sem procurar dar explicação ou interpretação humana.


Analisemos algumas possibilidades:

Caso 1: Deus permite a um homem divorciar-se de sua esposa e casar-se com outra mulher? 
Ou a uma mulher divorciar-se de seu marido e casar-se com outro homem?
Resposta: 
(Não estamos  interpondo nenhuma explicação ou interpretação humana, somente nos  limitamos  a transcrever a clara e final resposta do Senhor Jesus); “E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela. E, se ela repudiar seu marido e casar com outro comete adultério.” Marcos 10.11-12

Caso 2: Deus  permite a uma mulher que tenha sido repudiada casar-se com outro? (Cabe a mesma pergunta no caso do homem repudiado por sua mulher).
Resposta:
 “Eu, porém vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de fornicação,  a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que se casar com a repudiada comete adultério”.
Mateus 5.32.

Caso 3: Deus permite  que alguém se case com uma pessoa divorciada?
Resposta: “e aquele que se casar com a repudiada comete adultério”.Mateus 5.32;
“e casar com outra comete adultério ( e o que casar com a repudiada comente adultério)”
Mt 19.9;e àquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério.”Lc 16.18

Caso 4: Se  um homem se divorcia de sua mulher e se casa com outra, adultera. Mas, seu adultério libera a sua primeira mulher para casar-se com outro?
Resposta:
 “Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério.
Lucas 16.18

Caso 5: Qual é a condição espiritual destas pessoas diante de Deus?
Resposta: “Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério.Lucas 16.18


Segundo as declarações de Jesus, os que se divorciam e se casam de novo, ou os que se casam com pessoas divorciadas, estão em adultério. 

ARGUMENTOS MAIS COMUNS PARA O RECASAMENTO

• PERMANECER COMO FOI CHAMADO: 1 Co 7.17 a 24 Este texto está tratando de circuncisão e escravidão e está bem de acordo com todo o ensino do apóstolo em todas as suas cartas. Jamais falaria de adultério, pois ai incluiria qualquer outra situação de pecado que a pessoa estivesse quando de sua conversão (homossexualismo, roubo, mentira, idolatria, avareza, bebedice e outros.)

Em 1 Co 6. 9 a 11, nos diz: Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. 
e podemos comparar com Atos 17.30 e 31 . Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. 

E também podemos ver em 1 Jo 3.9: Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.

• EU NÃO SABIA, EU ERA INCRÉDULO:Se eu era incrédulo e não conhecia a vontade de Deus como posso agora ser responsabilizado por isso? Mc.8.34,35 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. 
Mc 1. 14,15 E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. 

Este padrão de Deus para o casamento foi aplicado também em incrédulos, pois não é um padrão pós conversão mas desde a criação.
Em Mc 6. 16 a 20 Herodes, porém, ouvindo isto, disse: Este é João, que mandei degolar; ressuscitou dentre os mortos.
Porquanto o mesmo Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto tinha casado com ela.
Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.
E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia.
Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia. 
e Lc 3. 18 a 20, E assim, admoestando-os, muitas outras coisas também anunciava ao povo.
Sendo, porém, o tetrarca Herodes repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe, e por todas as maldades que Herodes tinha feito,
Acrescentou a todas as outras ainda esta, a de encerrar João num cárcere. 
aqui vemos um homem cheio do Espírito Santo mencionando a verdade de Deus neste assunto bem como a correta interpretação da Lei de Moisés, e aplicando a verdade a um rei perverso e incrédulo.

No AT também temos uma situação bem clara em Gn 20. 1 a 7  E partiu Abraão dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar.
E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.
Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.
Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa?
Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto.
E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la.
Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. 


• COMO NO AT OS PATRIARCAS TIVERAM MAIS DE UMA MULHER? O único modelo que temos para seguir é Jesus Cristo o Filho de Deus, a graça e a verdade vieram por meio dEle, e isto esta bem claro na palavra de Deus.
Quanto aos Patriarcas podemos imitá-los em tantas coisas preciosas de suas vidas, mas é certo que não devemos imitá-los em tudo. Ex. Abraão (podemos imitar sua fé e sua obediência a Deus, mas nem um de nós entregaríamos nossa mulher a um Rei perverso só para livrar-se da morte.
Uma verdade a respeito de todos os homens do passado é esta “Não há justo, nem um sequer” Rm 3.10.
Mas Cristo Jesus veio e com Ele a verdade se tornou conhecida de todos nós. “ Este é o meu Filho amado em quem me comprazo, a Ele ouvi. Mt 17.5

• MAS SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO NÃO É NOVA CRIATURA? 2 CO 5.17.  Este texto examinado a luz do seu contexto (Vers. 14 a 17) não fala outra coisa a não ser que quem está em Cristo é agora uma nova criatura com um novo governo sobre sua vida. Ver também Gl 2. 19 a 21.  AGORA ESTAMOS NO REINO DE DEUS, SOMOS NOVAS CRIATURAS.

• ESSA INTERPRETAÇÃO É INJUSTA: Jo 7. 16 a 18. Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
Se alguém quiser fazer a vontade dEle, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.
Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. 


 “ Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo. Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito,assim falo. Jo 12. 46 a 50 “


“Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se

as praticardes”.(João13:17)

“... e os outros julguem”. 
1 Coríntios 14:29
Irmãos em Rio Grande, RS.



2 comentários:

  1. Gostaria de saber se a pessoa que se divorciou e se batizou depois pode casar novamente pois vivia nos tempos da ignorância Deus abençoe! !!

    ResponderExcluir
  2. A palavra REPUDIAR não tem em sua essência o mesmo significado de DIVORCIAR, há um grande erro de tradução e interpretação nesse versículo, onde shalach, no hebraico, corresponde a apoluo, no grego e significa "repúdio", em português. Keriythuwth, no hebraico, corresponde à palavra grega apostasion e significa "divórcio", de fato, em português. A não compreensão dessa diferença é que provoca tanta confusão e tanta incompreensão em nossos dias!
    Então, quando a Bíblia fala sobre tomar como esposa uma mulher REPUDIADA, não esta falando de DIVORCIADA, pois a REPUDIADA era casada ainda, o marido para não perder seus bens a deixava de lado, e assim tomava uma segunda esposa, para que, caso ele se arrependesse, tomaria a sua esposa novamente.

    ResponderExcluir