sexta-feira, 27 de abril de 2012

A IGREJA E A AUTORIDADE



A Igreja e a Autoridade

O QUE É A IGREJA?
A Primeira Menção
Por todo o Velho Testamento, a adoração tinha-se sempre centralizado á volta do tabernáculo, do templo, ou da sinagoga. Não havia a Igreja como a conhecemos hoje.
Quando Jesus mencionou a Igreja pela primeira vez, Ele revelou também as três coisas que a caracterizariam acima de todas as outras funções.

1º Seria edificada por Jesus.
2º Seria um exército vencedor que prevaleceria contra as portas do inferno.
3º Teria o poder de ligar e de desligar.

Mateus 16:13-18 “Tendo Jesus chegado  às regiões de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.
Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?
Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Verdade Fundamental
Pedro sabia por uma revelação de Deus que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus. Esta era a verdade sobre a qual a Igreja seria edificada.

Edificada por Jesus
A primeira característica da Igreja é que ela seria edificada por Jesus. Ela não seria edificada por homens, nem por tradições ou programas de homens.

Vence as Portas do Inferno
A segunda característica é que as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Eu edificarei a Minha Igreja, e as portas do Hades (os poderes das regiões infernais) não se sobreporão a ela ou ser mais fortes para seu detrimento, para impedi-la de prosseguir ou atacá-la.

Chaves para Ligar e Desligar
A Igreja tem o poder de ligar e desligar.
Mateus 16:19 “ Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”.
Existem três coisas que precisamos aprender acerca da Igreja desta primeira vez que Jesus falou sobre ela.
1º A Igreja seria edificada por Jesus sobre a revelação do Pai de que Jesus é O Cristo, O Filho do Deus vivo.
2º As portas do inferno não seriam capazes de prevalecer contra a Igreja.
3º Seriam dadas as chaves do reino dos céus á Igreja e ela teria o poder de ligar e desligar.

AS CHAVES RESTAURADAS
Já estabelecemos o fato de que as chaves se referem a autoridade nesta terra. As chaves podem abrir ou fechar as portas os quais também já vimos serem governos sobre qualquer entidade quer seja uma pessoa, uma família, uma organização, uma cidade, um estado ou nação.

Chaves para Governar
Estas foram as chaves de autoridade dadas por Deus á humanidade quando criou o homem e a mulher á Sua imagem.
Génesis 1:26  “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra”.

Roubadas por Satanás
A intenção de Deus para o uso destas chaves na terra era para o bem. No entanto, quando Adão e Eva pecaram, eles entregaram as chaves a Satanás que veio para roubar, matar e destruir.
As chaves de autoridade, sob controlo de Satanás tornaram se as chaves da morte e do Hades (inferno).
Apocalipse 1:18  “E o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades (inferno)”.

Recuperadas por Jesus
Estas eram as chaves da autoridade que Jesus recuperou das mãos do diabo depois de ter carregado e entregue os nossos pecados nas profundezas do Hades. Quando Jesus entrou triunfantemente pelas portas do Hades, Ele tirou as chaves da autoridade das mãos de Satanás. 
Satanás já não tem mais autoridade legal nesta terra.

Restituídas ao Homem
Estas chaves eram a autoridade que Jesus restaurou á humanidade como novas criaturas depois da Sua ressurreição e ascensão para o Pai.
Desde que estas chaves foram restituídas aos seus possuidores originais nesta terra, não devem mais ser usadas como chaves da morte e do Hades para o mal. 
Em vez disso elas tornaram-se conhecidas como as chaves do reino dos céus.

As Chaves do Reino
Mateus 16:19 “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”.
Com estas chaves podemos estabelecer a vontade de Deus e o reino de Deus na terra.
Esta é a vitória para a qual Jesus ensinou os Seus discípulos a orar.
Mateus 6:9,10  “Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.
Quando, como corpo de Cristo, usamos as chaves da autoridade dadas por Deus de acordo com a Sua vontade, estamos a estabelecer o Reino dos Céus na terra.

AS PORTAS DO INFERNO
A Igreja na Ofensiva
Quando Jesus mencionou pela primeira vez a palavra, Igreja, imediatamente mencionou o fato de que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela.
Mateus 16:18b  Edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela”.
É importante compreendermos o que Jesus queria dizer quando Ele disse que as portas do Hades (inferno) não prevaleceriam contra a Igreja.
No nosso tempo, pensamos numa porta como uma entrada qualquer numa vedação ou muro. Com essa figura em mente, é difícil apreender qualquer significado real deste versículo. 
A maior parte de nós nunca foi atacado por uma porta.

O Que São as Portas?
Nos tempos bíblicos, o governo e os negócios duma cidade eram tratados ás suas portas. 
Portanto, enquanto a portas  providenciavam segurança á cidade, também se tornavam uma referência ao governo duma cidade ou duma nação. O Rei Salomão referiu-se a isto num dos seus provérbios.
Provérbios 31:23 “Seu marido é respeitado nas portas, Quando se assenta com os anciãos da terra”.

Para Possuir as Portas
Quando Deus abençoou a Abraão, Ele referiu-se a possuir as portas dos seus inimigos. Isso era uma benção.
Génesis 22:17 “E que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar. A tua descendência tomará posse das cidades dos seus inimigos.
A benção colocada sobre Rebeca também se referia a possuir a porta dos inimigos.
Génesis 24:60 “Abençoaram a Rebeca, e lhe disseram: irmã nossa, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta dos seus inimigos”.
Possuir as portas do inimigo significa conquistar e controlar o seu governo. Hoje devemos possuir as portas dos nossos inimigos na dimensão espiritual.
Pela autoridade, domínio e a guerra espiritual agressiva e violenta as portas são tomadas á força.

O Rei Salomão falou disto.
Provérbios 14:19 “Os maus se inclinarão na presença dos bons, e os ímpios nas portas do justo”.
Muitos se tem visto a si mesmos atacados pelo diabo e ficam covardemente ansiosos e cheios de medo dentro das portas.
No entanto, é a Igreja e não Satanás que deve estar na ofensiva.
Nós, a Igreja, devemos atormentar as porta do inferno e forçosamente fazer avançar o reino de Deus por todo o mundo.

AS CHAVES DO REINO
Quando Jesus mencionou a Igreja pela primeira vez, Ele disse, “Dar-te-ei as chaves”. Isso iria acontecer no futuro.
Depois da Sua morte e ressurreição Ele disse ao Pai, “Eu tenho as chaves”!
As chaves representam a autoridade do homem restaurada.
Foram essas as chaves que Jesus retirou das mãos de Satanás quando desarmou os principados e autoridades.
O que é este reino dos céus do qual temos as chaves?
Jesus, o Rei dos Reis, reina com o Pai sobre todo o universo. É no planeta terra que o Seu Reino deve ser estabelecido.
O Reino de Deus será feito e avançara á força por todo o mundo quando homens e mulheres remidos usarem as chaves da sua autoridade espiritual restaurada.
São estas as chaves que Jesus disse que usaríamos para ligar e desligar. 
Temos a autoridade para amarrar Satanás e os seus demônios  e temos as chaves da autoridade para libertar os cativos!
Quando ganhamos a batalha no mundo do espírito isso se manifestará no mundo natural, ou carnal.

O PRINCÍPIO DE LIGAR E DESLIGAR
Jesus disse que nos daria as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligarmos na terra será ligado no céu, e tudo o que desligarmos na terra será desligado no céu.
O que significa isso?
Jesus Manietou (amarrou ) o Valente .
Jesus falou sobre manietar o valente.
Mateus 12:28,29 “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus. Ou, como pode alguém entrar na casa do valente e roubar os seus bens, se primeiro não amarrá-lo, saqueando então a sua casa?”

Quem É o Valente?
O valente é Satanás ou o príncipe dominante designado sobre um governo, uma organização, ou um demônio ou espírito dominando sobre a vida duma pessoa.
Jesus entrou na casa do valente e manietou-o (Satanás  os espíritos e  demônios dominantes ).
Amarramos Satanás e os demônios dominadores dizendo com autoridade,
1º “ Satanás nós te amarramos em Nome de Jesus!” 
A seguir temos de amarrar o valente, dizendo ousadamente a esse demônio dominador, 

Tu espírito imundo e louco, eu te amarro em Nome de Jesus!”

O Que É Amarrar?
Amarrar significa limitar Satanás ou um demônio dominante sobre uma situação particular na qual Deus nos tenha guiado para guerra espiritual.
Como exemplo, quando prendemos um cão com uma corrente e o prendemos a algo fixo, o cão só pode ir até uma certa distância. Está limitado  a ir até a distância da corrente a partir do ponto fixo em que a prendemos.
Limitamos o seu raio de influência. Isto é o que significa a palavra amarrar.

Espoliar a Sua Casa
A seguir, temos de espoliar a sua casa. Fazemos isso ordenando aos demônios sob a autoridade do valente: “Fora no Nome de Jesus!”
Podemos saber a identidade destes espíritos pela operação nos dons espirituais de discernir os espíritos e da palavra do conhecimento. Podemos também saber a sua identidade através das suas funções óbvias.

Algumas das suas funções são:
1º espíritos do oculto,
2º espíritos impeditivos,
3º espíritos imundos,
4º espíritos de enfermidade,
5º espíritos atormentadores,
6º espíritos de suicídio.
7º espíritos de perversão e lascívia.

Expulse os espíritos!
Quando expulsamos os espíritos estamos a espoliar a casa do valente. Quando a sua casa é espoliada, ele torna-se indefeso e podemos ordenar-lhe que saia no Nome de Jesus.
Lucas 11:21,22 “Então os que estiverem na Judéia, fujam para os montes, os que estiverem no meio da cidade, saiam, e os que estiverem nos campos, não entrem nela. Pois dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas”.
Jesus já desarmou os poderes e autoridades e fez deles um espetáculo público. Ele ascendeu muito acima de todos eles e está assentado á mão direita do Pai. Este é um fato concretizado no céu.

A Autoridade do Crente
Como crentes, devemos exercitar a nossa autoridade e domínio na terra. Devemos realizar e reforçar na terra o que já foi realizado no resto do  universoo que é um fato estabelecido no céu. Na terra, devemos amarrar Satanás e os seus demônios dominadores e libertar os cativos

Devemos limitar a sua área influência. 
Mateus 2:14 “Levantando-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe, e foi para o Egito”.
Ao fazermos isto, estamos também  desarmando os poderes e autoridades e a fazer deles um espetáculo público, triunfando sobre eles pela cruz.

A POSIÇÃO DE SATANÁS
Sem Qualquer Efeito
Jesus pela Sua morte e ressurreição, fez de Satanás alguém sem nenhum efeito.
Hebreus 2:14 “Visto que nós, os filhos de Deus, somos seres humanos  feitos de carne e sangue - Ele se tornou carne e sangue também pelo nascimento em forma humana; pois somente como ser humano Ele poderia morrer, e morrendo esmagar o poder do diabo, que tinha o poder da morte”.

Não Mais Nosso Escravizador
Estamos livres do medo e da escravidão.
Hebreus 2:15 “E livrasse a todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos a escravidão”.
Pelo trabalho completo de Jesus na Sua morte e vitoriosa ressurreição, os homens e mulheres não precisam mais  ficar cativos do medo da morte. Quando descobrimos esta verdade, somos completamente libertos da escravidão do medo e do diabo.
As Obras Estão Destruídas
Porque se manifestou o Filho de Deus?
1º Para destruir as obras de Satanás!
2º Para fazer deles um espetáculo público!

1 João 3:8 “Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o principio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo”.
Colossenses 2:15 “E, tendo despojado  os principados e as potestades, os expôs publicamente ao desprezo, e deles triunfou na cruz”.

A IGREJA ADORMECIDA ESTÁ  ACORDANDO!

Quando Jesus veio a esta terra para destruir as obras do diabo, Ele despiu-se da Sua autoridade como Deus. Como Último Adão na terra, Ele andou e ministrou com autoridade e domínio. 
Satanás foi completamente derrotado por Jesus. Ele foi feito nada e de nenhum efeito. 

Jesus fez do diabo um grande DERROTADO”.
Esta autoridade e domínio são agora as chaves que foram restauradas para remir a humanidade que, através da fé, são agora a Sua Igreja e o Seu Corpo na terra.

Como um ser derrotado, a única coisa que Satanás pode fazer nesta terra é o que o deixamos fazer pela nossa ignorância.

Com esta revelação da Palavra de Deus, podemos levantar-nos e amarrarmos Satanás e os seus demônios  dominadores.
 Podemos derrubar as fortalezas de Satanás quando amarramos o valente e espoliamos a sua casa, quando ordenamos aos espíritos imundos que saiam no Nome de Jesus. 

2 Coríntios 10:4  “As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição de fortalezas”. 
A Igreja que Jesus disse que iria edificar tem estado  dormindo, como um gigante adormecido. Agora, está acordando para Cooperar com Deus na sua autoridade dada por Deus e demolir as fortalezas de Satanás!

Conclusão do  Compartilhar:
Vimos o que queria Jesus dizer quando afirmou que “as portas do inferno não prevaleceriam”contra a Igreja.
Vimos que Jesus disse que nós devemos ligar e desligar, e que devemos levar a cabo estas importantes instruções do Senhor Jesus.
Tendo amarrado o valente duma das fortalezas de Satanás, Jesus disse que devemos espoliá-lo dos seus bens. E vimos o que é descrito como sendo o valente! E também  vimos qual deve ser o procedimento para espoliarmos  os seus bens!

SE VC FOI EDIFICADO, POR FAVOR, COMPARTILHE COM UM AMIGO.

DEUS TE ABENÇOE, EM NOME DO SENHOR JESUS.

IRMÃOS EM RIO GRANDE, RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário